(62) 4009-2409 / 8402-7533
Viabilizando a implementação dos projetos de Gestão Energética - Luz e Força - Automação Industrial

Produtos

Viabilizando a implementação dos projetos de Gestão Energética

Com o atual cenário, é mais do que importante realizar a gestão dos gastos na empresa, pois com a redução desses gastos é possível ter maior eficiência de produção com um custo menor de geração. Para realizar esse tipo de redução, é necessário saber aonde estão os gastos e para isso faz-se necessário realizar investimento em um projetos de monitoramento de consumo. O custo de implementação do projeto pode não ser baixo, mas seus benefícios serão importantes para a empresa e seus funcionários. Visando os benefícios que a solução pode propor, é sempre importante procurar viabilizar a implementação do projeto, mas como viabilizar um projeto de monitoramento de toda planta?

Onde estão os gastos?

Para geração do produto final em um processo industrial, é necessário mão-de-obra, matéria prima e energia. As energias necessárias para geração do produto final são: Água, Ar, Gás, Eletricidade e Vapor. Normalmente os gastos com a energia necessária para produção do produto, não são medidas ou são parcialmente medidas, podemos usar como exemplo um cliente final que precisa fazer a medição de fornecimento de energia para produção e dessa forma pagar pelo que foi consumido.

Este tipo de medições são conhecidas como medições fiscais e normalmente são realizadas apenas para consumo geral da planta, deixando aberto a informação se realmente foi consumido ou foi perdido em vazamentos ou consumo irregular. Normalmente não lembramos que depois do fornecimento realizado, podemos utilizar a energia de forma inadequada e dessa forma gerar um maior consumo, gerando um gasto maior para empresa.

Visando monitorar o gasto com energia, devemos realizar a medição do consumo pelas áreas e por distribuições realizadas, como também as perdas que existem pelo processo. A ISO 50001 ajuda a identificar e gerenciar os riscos que cercam sua 2/4 fonte de energia, como também recomenda medição e o monitoramento do uso da energia para identificar onde a eficiência pode ser melhorada, trabalhando no desempenho global para reduzir o consumo de energia e as contas pagas, como também na redução das emissões de carbono para atingir as metas de redução estabelecidas pelo governo e demonstrar credenciais ambientais para aumentar as oportunidades de novos negócios.

Consumo de água – Atualmente um dos monitoramentos energéticos mais realizados, normalmente é feita medição de vazão dos poços artesianos com medidor magnético para monitorar a captação de água e uma medição de nível para medir o nível dos poços artesianos. Outra medição realizada é a medição de vazão nas áreas da empresa que fazem o consumo de água (área de produção, restaurante, banheiros) possibilitando dessa forma a verificação do volume captado por poço artesiano e o consumo de água por área, determinando quem está consumindo mais e se existe algum tipo de vazamento.

Consumo de ar comprimido – Um dos grandes desafios da medição de ar comprimido é garantir a medição de baixa vazões, pois os vazamentos de ar comprimido são normalmente bem pequenos e difíceis de verificar, por conta disso uma das recomendações é utilizar um medidor de vazão do tipo termal, pois esse princípio garante medição de baixas vazões, fazendo monitoramos eficiente dos vazamentos por toda planta. Assim como no monitoramento de água, no ar comprimido é necessário monitoramento a geração e distribuição para achar possíveis vazamentos e quem está consumindo mais na planta!

Consumo de gás – Na medição de gás é possível utilizar diferentes princípios de medição, como termal em alguns tipos de mistura de gases ou coriolis como gama maior de aplicação. O consumo de gases na planta podem ser feito em diferentes áreas e equipamento e por conta disso é necessário realizar a medição de fornecimento e consumo de cada equipamento, podemos citar como exemplo as caldeiras.

Consumo de eletricidade – É importante realizar o monitoramento do consumo elétrico de cada equipamento, por exemplo compressores, bombas ou ar condicionado na área administrativa para verificação onde está sendo gerado maior consumo de energia elétrica.

Outros Produtos